Registro de marca como um investimento no sucesso empresarial
Nesse contexto, cada decisão se torna crucial para a prosperidade do seu negócio e quando falamos de decisões, aquelas que protegem o seu negócio precisam de muita atenção, entre elas a proteção da sua marca.
Muitos negócios acabam negligenciando o registro da marca perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial, acreditando que não precisam (ou que ainda não precisam). Porém, esta é uma estratégia fundamental por meio da qual, além de proteger os ativos da sua empresa, o empreendedor protege os esforços na construção de uma marca respeitada e confiável para seus clientes.
Gerando valor para sua marca
Registrar sua marca perante o INPI é mais que uma simples estratégia, é um investimento fundamental para salvaguardar um dos ativos intangíveis mais valiosos do seu negócio.
O registro da marca importa na propriedade e exclusividade da marca, evitando que a concorrência não só copie sua marca de maneira integral ou parcial, mas também evita que a marca seja desgastada e desvalorizada.
Um grande exemplo na proteção da marca é a Louis Vitton, que trava uma longa batalha na proteção contra a falsificação de seus produtos, o que pode prejudicar a imagem da grife, atrelando-a a produtos de baixa qualidade.
É por meio do registro que se torna mais efetivo o combate pela grife ao uso indevido de terceiros, minimizando os danos e garantindo longevidade ao seu negócio.
A base para a fidelização
O registro da marca constrói também um elemento crucial para o crescimento do seu negócio, a fidelização de seus clientes, uma vez que transmite profissionalismo, autenticidade, além de representar um padrão de qualidade para os produtos sob sua marca.
Além de repassar um padrão de qualidade, os consumidores apresentam cada vez mais um perfil de preferência por marcas reconhecidas, respeitadas e que os represente, por isso é crucial uma marca bem construída e posicionada.
Aumentando o patrimônio da sua empresa
Se você achou que o registro da marca protegeria apenas o valor que seu negócio já possui, você se enganou, pois ele também trabalha no aumento da valorização da marca no mercado, valorizando-a e adicionando patrimônio à empresa.
Além de tudo, uma marca registrada e bem protegida, pode ser um grande atrativo para investidores, mas isso pode ser assunto para um novo conteúdo completo!
Analisando o Retorno Sobre o Investimento (ROI) relativo ao registro da marca
Primeiro, quando falamos de ROI, observamos o retorno sobre o investimento, ou seja, a relação entre o valor investido e o valor obtido como resultado desse investimento.
Podemos analisar o ROI sobre a ótica do registro de marca de diversas maneiras. Se financeiramente, teremos os valores investidos em serviços e taxas para o registro, enquanto, como valor obtido, os diversos benefícios para a marca que vimos elencados até aqui.
Além disso, o retorno deve ser analisado mais que financeiramente. Nesse contexto, falamos de gerar valor para sua marca, proteger uma reputação e o longo trabalho para a construção da marca em questão para a diferenciação e destaque da sua empresa, na construção de relacionamentos duradouros com seus clientes.
Todos esses elementos, no longo prazo, apresentam um retorno que se respalda na captação de lucros e no sucesso do seu negócio no mercado.
Por fim, vemos que o registro de marca é um investimento crucial para o sucesso e a sustentabilidade do negócio, porque, além de fortalecer e aumentar seu patrimônio, ele protege sua marca da desvalorização, atrai investidores, aumenta a confiança do mercado consumidor, além de gerar maior fidelização dos seus clientes.
Registrar sua marca é mais que apenas garantir a proteção legal, é preservar um legado, construindo bases sólidas para um futuro próspero e de sucesso.