Crowdfunding: alternativa viável para captação de recursos?

O crowdfunding é uma alternativa inovadora para captar recursos, que tem se destacado no cenário atual, especialmente para startups ou negócios tradicionais em estágio inicial.

28/08/2024

Crowdfunding: alternativa viável para captação de recursos?

Nesse contexto, muitos empreendedores acabam por ficar em dúvida se esse tipo de “financiamento” faz sentido para seu negócio, objetivo e visão de futuro.

Neste artigo, iremos explorar aspectos fundamentais do crowdfunding, além de suas vantagens e desvantagens para empreendedores que buscam alavancar seus negócios.

 

Mas o que é o crowdfunding?

O crowdfunding nada mais é do que um modelo de financiamento onde um grupo de pessoas (“grupo” que em inglês pode ser traduzido para “crowd”) contribui com valores pequenos para apoiar um projeto, empresa ou produto.

Essas pequenas contribuições são realizadas por meio de uma plataforma online, na qual os idealizadores da campanha estabelecem a ideia e a respectiva meta financeira.

 

Tipos de crowdfunding

Quanto aos tipos de crowdfunding, eles podem variar de acordo com a retribuição ofertada pelo investimento daquele grupo, como, por exemplo:

  1. De doação: o apoiador contribui sem receber qualquer tipo de retribuição, sendo geralmente destinado a projetos sociais e/ou beneficentes;
  2. De recompensa: a contribuição ocorre de forma não financeira, como produtos ou serviços oferecidos pelo negócio que foi apoiado;
  3. De investimento (Equity Crowdfunding): contribuição por meio de participação na empresa como troca pelo investimento;
  4. De empréstimo: como o nome propõe, aqui os apoiadores serão reembolsados em relação ao valor investido, contudo, com juros.

 

Vantagens e desvantagens do crowdfunding para empresas

O crowdfunding apresenta diversos benefícios para os negócios por ele apoiados, fazendo com que este seja um método muito atrativo para captar recursos.

O primeiro deles é o levantamento de capital nos primeiros passos do negócio, tornando-o atrativo para aqueles que estão em fase de desenvolvimento e não possuem acesso facilitado a investimentos.

Outro ponto interessante é a sua análise como termômetro de aceitação de uma ideia no mercado.

Essa análise se dá a partir da quantidade de pessoas que apoiam aquela ideia, ou seja, de quantas pessoas colocam dinheiro naquele fundo e, consequentemente, acreditam nela.

Entre outras vantagens, o crowdfunding também auxilia na criação de uma base de apoiadores para o negócio, como uma comunidade, impulsionando também a visibilidade daquela ideia.

Apesar das vantagens, precisamos também levar os riscos em consideração.

O primeiro e mais “evidente” é o risco de a meta fixada não ser atingida, o que pode gerar a perda do que foi arrecadado, além de lesar a imagem do negócio perante investidores.

A competição de campanhas no mercado pode prejudicar o destaque das campanhas individualmente, o que implica na necessidade de um planejamento bem executado para sua criação, execução e comunicação.

Vários fatores influenciam a decisão sobre abraçar o crowdfunding como uma opção adequada para sua empresa, como o estágio de desenvolvimento da empresa, o tipo de produto ou serviço e a capacidade de atrair apoiadores.

O crowdfunding é uma alternativa viável para obter recursos, especialmente para negócios que querem provar seus conceitos e criar uma comunidade, mas nem tudo são flores.

Antes de decidir utilizá-lo, verifique se ele se adequa aos objetivos e recursos da sua empresa. Procure orientação especializada para aumentar as chances de sucesso da sua campanha.

Outras postagens com categorias relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *